Era Vitoriana

Primeiro site brasileiro dedicado ao período Vitoriano, datado de 1837 a 1901.

Como identificar sapatos femininos vitorianos em lojas comuns hoje

Dado a moda atual, é muito fácil comprar sapatos simples iguais ao da Era Vitoriana. Lógico que não estou falando de botas com detalhes em ouro, mas sim de sapatos que podem ser comprados em praticamente qualquer loja de sapatos de sua cidade (principalmente se for uma cidade grande como São Paulo). Se não você não morar em um lugar assim, simples sapatilhas de bailarina podem resolver o seu problema, como você verá abaixo em uma listagem de sapatos do período vitoriano que tem estilos extremamente comuns hoje:

Sapatos da República Checa de 1850.

Sapatos da República Checa de 1850.

Sapatos provavelmente americanos feitos por volta de 1830 - 1845.

Sapatos provavelmente americanos feitos por volta de 1830 – 1845.

Sapatos franceses feitos por volta de 1855 - 1865.

Sapatos franceses feitos por volta de 1855 – 1865.

Embora mais sofisticados aos olhos modernos do que os sapatos de cetim simples usados à noite, os sapatos de couro ornamentado (Foto 1 e 3) eram usados em casa por volta de 1850 e 1860.  Já os simples sapatos de cetim planos (Foto 2) eram para ser usados à noite e em encontros formais na primeira metade do século 19. Embora tivessem diversos estilos, a base de corte variava apenas ligeiramente, com modificações pequenas na forma dos dedos, a profundidade e largura da sola.

Você deve estar pensando que esses sapatos são muito confortáveis para serem usados no período vitoriano, cheio de vestidos gigantes, luvas, rendas e jóias desconfortáveis. No entanto, os primeiros sapatos vitorianos eram muito mais confortáveis do que o de eras anteriores porque finalmente os sapatos eram feitos levando em consideração o pé direito e esquerdo (antes os sapatos eram iguais para os dois pés).

Os três modelos abaixo, mais especificamente, podem ser facilmente comprados como sapatilhas.

Sapatos americanos ou europeus de 1830-1849.

Sapatos europeus, por volta de 1850.

Sapatos europeus, por volta de 1850.

Sapatos franceses de 1830.

Também existiam sapatos com saltos pequenos. A primeira fileira de baixo mostram sapatilhas com saltos pequenos e achatados que podem ser facilmente encontradas em modelos atuais, enquanto a fileira de baixo mostra sapatos com salto um pouco mais altos e curvos, que são um pouco mais raros de serem vistos hoje.

Uma observação importante é que durante a Era Vitoriana os sapatos ainda eram um luxo. Se você tivesse muitos sapatos, poderia ser considerada uma pessoa muito rica. Dessa forma, as mulheres bem-educadas promoviam orgulhosamente os seus pés, que elas queriam que parecesse o mais pequeno e delicado possível.

Sapatos franceses, feitos por volta de 1875-1900.

Sapatos franceses, feitos por volta de 1875-1900.

Sapatos americanos de 1860.

Sapatos americanos de 1860.

Sapatos franceses de 1860.

Sapatos franceses de 1860.

Sapatos americanos do final do século 19.

Sapatos americanos do final do século 19.

final 19 ingles

Sapatos ingleses do final do século 19.

Sapatos franceses de 1870.

Sapatos franceses de 1870.

Claro que também eram usados outros tipos de sapatos, como por exemplo essas botinhas abaixo. Esses são modelos um pouco mais difíceis de se encontrar. Mas para se ter um exemplo, algumas pessoas compram sapatilhas comuns e confeccionam um estilo de meia para imitar esse estilo da primeira bota (verde, Foto 1).

Caso você esteja se fantasiando para uma festa ou um encontro revivalista histórico, o que recomendo primordialmente é o uso de botas. Terreno molhado, irregular, ficar de pé durante um longo período de tempo e sujeira são as palavras-chaves que você tem que levar em consideração antes de comprar uma sapatilha ou uma bota.

Sapatos americanos por volta de 1830.

Sapatos americanos por volta de 1830.

Botas de couro branco americano feito por volta de 1855-1865.

Botas de couro branco americano feito por volta de 1855-1865.

Sapatos franceses de 1850.

Sapatos franceses de 1850.

 

Mas caso você prefira botas mais comuns, esses três tipos abaixo usados mais por mulheres americanas no final do século 19 podem ser encontradas mais facilmente.  Também existem diversas lojas online estrangeiras que vendem botas vitorianas, mas é preciso atenção porque são vendidas botas vitorianas steampunk – ou seja, é uma releitura dos sapatos vitorianos, com ornamentos que entram no estilo steampunk. O mesmo pode ser dito de lojas lolitas, que pegam bastante elementos do período vitoriano.Você também pode customizar uma bota para que fique parecida com as do século XIX.

Botas americanas de 1890.

Botas americanas de 1890.

Botas americanas de 1900.

Botas americanas de 1900.

Botas americanas de 1895-1900.

Botas americanas de 1895-1900.

Tornou-se aceitável por volta de 1850 que as mulheres usassem o mesmo tipo de botas que os homens. No entanto, havia diferenças óbvias: o das mulheres tinham bordados intrincados, rendas, e saltos de formas diferente do que o dos homens. Eles poderiam ser feitos de borracha ou couro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 107 outros seguidores

Translate this

Siga-nos no Youtube

%d blogueiros gostam disto: