trem

Inaugurada em 1865, a estação de metrô foi construída para que passageiros de primeira classe viajassem para ver o Crystal Palace – um palácio feito de ferro fundido e placas de vidros, construído no Hyde Park, em Londres. No entanto, em 30 de Novembro de 1936 o palácio ardeu em chamas em poucas horas, e o brilho do fogo foi visível a oito municípios – nem os 400 bombeiros foram capazes de extinguir o fogo.

Depois desse evento, o metrô vitoriano foi usado apenas para fornecer abrigo para os londrinos durante a guerra, e foi fechado oficialmente em 1954.

O local ainda serviu de gravação para o videoclipe "Setting Sun" da banda The Chemical Brothers.
O local ainda serviu de gravação para o videoclipe “Setting Sun” da banda The Chemical Brothers.

Hoje, o lugar impressionante só é acessível uma vez por ano em uma excursão guiada, porque o acesso a ele pode ser perigoso. Foi criada, então, uma organização chamaa Amigos do Metrô do Palácio de Cristal, que estão levantando dinheiro para a remodelação do metrô. Eles já tem dinheiro para começar as obras, mas ainda precisam levantar £50 mil euros para completar o projeto.

“Nós realmente queremos que mais pessoas sejam capazes de apreciá-lo, pois é um local impressionante e nós queremos mostrar o seu valor. É a comunidade que está por trás desse projeto e que estão trabalhando duro para conseguir reabrir o local”, disse Jules Hussey, tesoureiro do grupo.

Apesar de sua localização não ser muito gloriosa, o metrô é uma fonte de orgulho para os moradores que sabem de sua existência: “Novos visitantes sempre ficam espantados em encontrar um espaço tão espetacular mas permanecendo fora de vista e negligenciada”.
Em 1961, o interior da estação foi demolida, embora a passagem ainda tenha se mantido de pé. Desde que foi fechada, o local foi usado em um videoclipe e também serviu como área de recreação para crianças.

O grupo pretende levantar pelo menos dez mil euros até o final do ano para abrir o metrô em uma exposição pública no seu 150º aniversário, em Dezembro deste ano. Veja mais algumas fotos da estação:

fotos do metrô (3) fotos do metrô (4) fotos do metrô (6)
fotos do metrô (1) fotos do metrô (5) fotos do metrô (2)

Fontes: London24, The Telegraph

Anúncios