Annie

Se ela era uma viúva de aparência frágil de 63 anos que mal conseguia sobreviver com seu salário de professora, Annie Edson Taylor não sentia pensa de si mesma. Essa é a bizarra história da primeira pessoa a mergulhar nas Cataratas do Niágara em um barril… e sobreviver.

Annie teve uma vida difícil: veio de uma família de oito filhos, perdeu o pai jovem, e estudou para se tornar professora. Ela se casou, mas seu único filho morreu na infância, sendo seguido logo depois por seu marido. Depois de sua perdas, Annie passou muitos anos indo de emprego em emprego, de cidade em cidade, em busca de um meio de se assegurar financeiramente. Ela sabia que não havia muito espaço para viúvas frágeis e sem dinheiro em uma nação industrial em expansão. Annie leusobre a crescente popularidade de duas cachoeiras enormes localizadas entre o Estado de Nova York e o Canadáe, de alguma forma, pensou que precisava fazer algo drástico para não passar seus últimos anos em miséria. Ela então decidiu que pularia das cachoeiras em um barril.

Primeiro, ela lançou a idéia a um agente, Frank Russel, e juntos eles partiram para as Cataratas para convencer os funcionários a permitirem que Anne pulasse do local em um barril selado. Vários aventureiros anteriores tinham tentado o mesmo e acabaram mortos. Então, antes de convencer os funcionários, ela precisava fazer um teste. O voluntário para tal ensaio foi um gato, que foi enfiado no barril e preenchido com colchão. O gato sobreviveu apenas com um ferimento na cabeça. Dois dias depois, Annie testou ela mesma o barril.

Annie posa para uma foto com o barril e o gato. 1901.
Annie posa para uma foto com o barril e o gato. 1901.

 Ela usou um barril feito sob medida, construído de carvalho e ferro. Vários atrasos ocorreram no lançamento no barril, especialmente porque ninguém queria fazer parte de um projeto potencialmente suicida. Mas no dia 24 de Outubro de 1901, apenas 8 meses depois da morte da Rainha Vitória, o barril foi colocado em um barco a remo e Taylor subiu junto de seu travesseiro da sorte em forma de coração. Ela entrou no barril e foi colocada à deriva perto da costa. As correntes do Niágara levaram o barril, e Annie caiu das Cataratas.

A equipe de resgate chegou logo após o acontecido, e Annie estava viva e relativamente ilesa, com a exceção de um corte na cabeça. Ela ficou momentaneamente inconsciente após a queda, mas foi andando em segurança de volta para a margem do rio. Ela contou a experiência aos repórteres:

“Eu orei cada segundo em que estive np barril, exceto por alguns segundos após a queda, durante os quais eu fiquei inconsciente. Ninguém nunca deveria fazer isso novamente. Se esse fosse o meu último susprio, gostaria de alertar qualquer pessoa contra essa tentativa. Eu prefiro ir até a boca de um canhão, sabendo que ele me exploria em pedaços, do que fazer outra viagem dessas”.

Infelizmente, a sorte de Annie durou pouco. Quase imediatamente depis, Russel desapareceu com o seu barril e contratou uma mulher com a metade da idade de Taylor que fingia que tinha realizado a façanha. Annie gastou a maior parte de suas economias contratando detetives para encontrar novamente seu barril.Em seus últimos anos, Annie ganhava dinheiro posando com turistas para fotos e dando pequenas palestras. Em 1906, ela deu último mergulho nas Cataratas, tentando re-construir seu barril (que nunca mais foi encontrado), e ganhando dinheiro também como vidente.

Annie morreu em 29 de Abril de 1921, aos 82 anos, em Nova York. Ela morreu por conta de uma doença chamada morféia. Apesar de tudo, Annie inspirou muitas pessoas a soltarem sobre as Cataratas: entre 1901 e 1995, 15 pessoas tentaram e 10 sobreviveram. Desde o início do século 20 até hoje, pular as as Cataratas é ilegal, e os sobreviventes enfrentam taxas e multas pesadas de ambos os lados da fronteira.

Bibliografia:
The Victorian Daredevil Dame who threw herself off the Niagara Falls in a Barrel“. Acesso em 11 de Fevereiro de 2016.
Annie Edson Taylor“. Acesso em 11 de Fevereiro de 2016.
First barrel ride down Niagara Falls“. Acesso em 11 de Fevereiro de 2016.

Anúncios