osborne

A Ilha de Wight é uma ilha localizada ao sul de Southampton, na costa sul inglesa, sendo a maior ilha do Canal da Mancha, com uma população de 140 mil.  Foi lá que a Rainha Vitória escolheu para construir a Osborne House, entre 1845 e 1851, que seria sua casa de verão e retiro rural. O Príncipe Albert desenhou a casa no estilo do Renascimento italiano, e o construtor e arquiteto foi Thomas Cubbit. A Rainha Vitória morreria nessa mansão, em Janeiro de 1901. Após sua morte, a casa foi usada por membros da família real, se tornou uma escola, uma casa de retiro para oficiais militares, e hoje é aberta ao público como atração turística.

Com um interior magníficio, o Quarto de Conselho era usado para entretenimentos, como danças e jogos.
Com um interior magnífico, o Quarto de Conselho era usado para entretenimentos, como danças e jogos.

Quarto de vestir do Príncipe Albert, em 1851.
Quarto de vestir do Príncipe Albert, em 1851.

Outra fotografia das Salas de Estado.
Outra fotografia das Salas de Estado.
osborne (3) osborne (2) osborne

Em 1845, descrevendo sua propriedade real favorita, a Rainha esceveu: “Nós temos uma praia bem encantadora para nós. É impossível imaginar um lugar mais bonito”. O amor da Rainha Vitória e seu marido, o Príncipe Albert, foi um dos principais motivos para que a antiga Osbourne House, que antes pertencia a Lady Isabella Blanchford em 1845, fosse comprada e derrubada para a criação da nova mansão real. Embora Albert tenha morrido apenas 10 anos após o término da obra, a Rainha Vitória voltou a Osborne House por mais 40 anos.

Esculturas de mármore forram os grandes salões das mansões, com corredores de design clássico, com retratos e afrescos adornando as paredes como um pequeno lembrete sobre as famílias coroadas da Europa. Retratos da Rainha Vitória e sua família oferecem uma visão aprofundada sobre a forma como eles viviam.

osborne w
Salas restauradas da mansão.

osborne-house-
Salas restauradas da mansão.

banquete
Sala de Banquetes

Outro destaque da mansão são os jardins, projetados pelos Príncipe Albert com Cubbit de forma italizanizada. O Patrimônio Inglês restaurou também os jardins, para que pudéssemos vê-los hoje da mesma forma que a Rainha e seu consorte o viam há 150 anos atrás. Os jardins contém uma casa de veraneio, um museu e uma fortaleza em miniatura, assim como uma casa chamada Swiss Cottage, construída para que as crianças reais pudessem aprender habilidades domésticas.

jardins (1)
Jardins da mansão.

jardins (2)
Visão aérea dos jardins.

Jardins da mansão.
Jardins da mansão.

A família real se hospedava na Osborne por longos períodos no ano: na primavera para o aniversário de Vitória em maio; em julho e agosto, para comemorar o aniversário de Albert, e pouco antes do Natal. Diferentemente de outros momentos, o casal real permitia que fotógrafos e pintores pintassem-os e sua mansão, em parte por prazer e em parte como forma de propaganda. Milhares de cópias eram vendidas para o público.

Família real na Osborne House.
Família real na Osborne House.

Atualmente, a mansão fica aberta das 10h às 17h, e os preços variam de £14.30 (por volta de R$85) para adltos e £8.60 (por volta de R$51) para crianças entre 5 e 15 anos. Mas atenção: quando pesquisar sobre essa mansão,  não confundir a com a Osbourne House – a mansão da família Osbourne, do astro de rock; ou com a Osborne House que fica no Norte de Gales.

Bibliografia:
Osborne House“,
Osborne House“,
Poignant photographs show the rarely seen interior of Queen Victoria’s Isle of Wight mansion which became a convalescent home for military officers where AA Milne was treated“.
Anúncios