Era Vitoriana

Primeiro site brasileiro dedicado ao período Vitoriano, datado de 1837 a 1901.

Por que as casas vitorianas são tão assustadoras?

bates psycho

Mansão do filme “Psicose”, de Alfred Hitchcock.

Os norte-americanos têm uma idéia muito específica sobre o que faz uma casa parecer assustadora. Se você procurar por “casa assombrada” nas imagens do Google, apenas um tipo de arquitetura aparece nas primeiras 25 imagens: mansões vitorianas. A historiadora de arte Sarah Burns, da Universidade de Indiana, escreveu sobre o fenômeno em 2012:

“Certamente, existem outros tipos de lugares que nós associamos com fantasmas: castelos do velho mundo, masmorras, e criptas […] no entanto, nenhuma permanece e domina a paisagem visual de assombrações como a casa vitoriana hoje”.

Por que nós consideramos a arquitetura com design caracteristicamente vitorianas, como escadas íngremes, torres, pilares ornamentares e varandas cavernosas como tão assustadoras? O fenômeno pode ter suas raízes nas mudanças culturais do início do século 20, bem como duas marcantes produções da cultura pop: A Família Addams e o filme Psicose, de Alfred Hitchcock.

A mansão mal-assombrada da Disney conta também com "fantasmas" vitorianos.

A mansão mal-assombrada da Disney conta também com “fantasmas” vitorianos.

A arquitetura vitoriana não era considerada particularmente sinistra até por volta da década de 1930, quando as revistas começaram a apresentar esse estilo de construção como algo a ser odiado. “Havia um medo mais intenso e repugnância ao estilo vitoriano durante esse período“, disse Burns, professora emérita da Universidade. “Os escritores e artistas e designer simplesmente rejeitaram-na. E eles falavam sobre isso nos mais exagerados termos – que elas eram sujas, assustadoras, perversas, terríveis e monstruosas”. O estilo vitoriano de arquitetura residencial estava na moda especialmente na década de 1860 na América, mas nas décadas posteriores passou a ser identificado com um consumo vulgar, excessivo e visível.

Até o século 20, a arquitetura vitoriana era vista como ultrapassada: a arquitetura mundial era agora moderna, evitando a decoração ornamentada de habitação vitoriana para algo mais simples e arejado. Isso foi parte de uma mudança cultural mais ampla: nos Estados Unidos, tudo era sobre o progresso tecnológico, social, e industrial, e era necessário varrer o passado para fora. As casas vitorianas estavam na contramão do discurso arquitetônico dominante. Elas eram o oposto de casas limpas, abertas e leves.

A "Murder House" usada na série American Horror Story era uma mistura do período vitoriano, renascentista e gótico.

A “Murder House” usada na série American Horror Story era uma mistura do período vitoriano, renascentista e gótico.

Por isso, faz sentido que as pessoas começaram a associar as casas ornamentadas vitorianas, onde talvez seus avós tinham vivido, como algo velho, decadente e cheio de teias de aranha. Além disso, as casas vitorianas eram escuras, eram usadas cortinas pesadas para proteger os tapetes e móveis contra o sol – e o que há de mais assustador do que uma casa cheia de mofo, coberta de papel de parede e cortinas pesadas?

No final da dos anos 30, a reputação da mansão vitoriana assombrada foi solidificada pela criação da Família Addams, que estreou com um elenco de personagens macabros a partir de 1938. A casa da família era retratada como uma decrépita casa vitoriana, e em 1964 a adaptação televisiva começou com uma cena da casa de família vitoriana assustadora.

Depois veio Alfred Hitchcock, o mestre dos filme de terror. Muitos de seus filmes envolvem mansões vitorianas, mas Psicose, feito em 1960, realmente tornou a arquitetura em um ícone. A mansão da família Bates é a definição do assustador, e tem todas as armadilhas da casa arquétipo vitoriana: o telhado íngreme, o ornamento floral, escada, móveis e cortinas, assim como segredos obscuros.

familia adamsHoje em dia, é difícil dizer o que veio primeiro: que nós pensamos nas mansões vitorianas como assustadoras ou que a cultura pop nos apresentou-as como mansões assustadoras. Mais por quase um século os potenciais fantasmas estão espreitando as casas vitorianas atrás da nossa imaginação. Isso não quer dizer que a arquitetura vitoriana é o único tipo de imobiliário que tendemos a rotular como assustador: há uma longa lista de histórias de terror envolvendo as grandes fazendas de escravos, assim como castelos medievais. Mas se você está procurando por uma mansão assombrada, são grandes as chances de que ela seja vitoriana.

Traduzido e adaptado do artigo “Why Are Victorian Houses So Creepy?” escrito por Shaunacy Ferro.

Anúncios

16 comentários em “Por que as casas vitorianas são tão assustadoras?

  1. Reinaldo Elias
    11 de abril de 2016

    Interessante, não sabia dessa ligação com o seriado e com o filme.

    Curtir

  2. Cláudia Araujo
    11 de abril de 2016

    Eu moraria em uma ❤

    Curtir

    • Maria Helena
      11 de abril de 2016

      Honestamente, eu acho que eu não moraria. Só se fosse uma bem pequena.

      Curtir

  3. Mel Suzarth
    11 de abril de 2016

    Amei essa matéria! gosto muito da página, são poucas paginas com conteúdo ..

    Curtir

  4. Douglas Fiorentini
    11 de abril de 2016

    Essa percepção se explica por causa do que era casa lúgubre nos anos 40 até 60, ou seja, as casas vitorianas eram as que estariam abandonadas e vazias nessa época dando essa impressão. Provavelmente daqui a algumas gerações serão outros estilos.

    Curtir

  5. Cecilia Guimarães
    11 de abril de 2016

    Pois eu acho essas casas fabulosas.

    Curtir

  6. Filipe Ferreira
    11 de abril de 2016

    Eu gosto das casas Vitorianas, mas quando estão abandonadas são mesmo sombrias kkkkkkkkkkk.

    Curtir

  7. Dandara Costa Souto
    11 de abril de 2016

    Meu sonho de consumo! Ah! Tão cheias de quartos-segredos, sótãos e porões! Quem dera eu ter uma assim desse jeitinho! Hoje as casas estão uniformizadas: todas trabalhadas no blindex!!

    Curtir

  8. Keyh Zhunnhill
    11 de abril de 2016

    Pra nós apavorante é não ter uma deste estilo! !

    Curtir

  9. Henrique Reis
    12 de abril de 2016

    O período vitoriano foi meio assustador. Vide a moda de tirar fotos com defuntos como se estivessem vivos…

    Curtir

  10. Lunna
    17 de junho de 2016

    Olá, estou escrevendo uma história de horror que se passa na Era Vitoriana e gostaria de algumas informações se você tiver e puder compartilhar comigo:

    Gostaria de saber como eram por dentro, como funcionavam e quai eram os procedimentos mais barbaros e usados nos hospitais psiquiátricos da época. E também gostaria de saber se no período Vitoriano já existia e era usado o tabuleiro de Ouija.

    Curtir

  11. benedito
    11 de outubro de 2016

    e casa de meu sonho ,eu sou construtor eu vou fazer uma ainda

    Curtir

  12. B.A F.A
    17 de novembro de 2016

    Moraria certamente.

    Curtir

  13. Anônimo
    28 de maio de 2017

    Show, maravilhoso vou absorver todo o comedimento, adquirindo aqui… que Deus possa te abençoar mas para vc postar. Mas coisas construtivas porque nos estamos precisando!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 107 outros seguidores

Translate this

Siga-nos no Youtube

%d blogueiros gostam disto: